sábado, 13 de setembro de 2014

Fluxograma

Um desafio para qualquer professor é ensinar lógica de programação. Eu digo para os meus alunos que lógica de programação só se aprende praticando. Embora a lógica seja inata ao ser humano, assim como na musculação somente se desenvolve um determinado músculo com exercício e tempo de treinamento, a lógica é como um "músculo" que deve ser exercitada para desenvolver.


A lógica pode ser descrita de diversas formas, o fluxograma é a forma gráfica.

 Neste post iremos resolver uma série de exercícios propostos na Cartilha Lógica de Programação (cartilha lógica de programação. Ernesto Henrique Radis Steinmetz. Roberto Duarte Fontes. EDITORA IFB. Brasília-DF. 2013).

Recomendo que os exercícios apresentados, sejam resolvidos e somente depois comparados com o resultado apresentado.

  1. Receber o valor do salário de um trabalhador, calcular e mostrar o valor diário deste salário.
  2. Calcular e mostrar a metade de um número qualquer informado pelo usuário.
  3. Ler três números quaisquer e mostrar o resultado da soma destes números.
  4. Ler quatro números quaisquer e mostrar o resultado da média destes números.
  5. Calcular a área de um retângulo.
  6. Calcular a área de um círculo.
  7. Ler a idade de uma pessoa expressa em anos, meses e dias e mostrar expressa apenas em dias.
  8. Ler um número qualquer e verificar se este número é maior ou igual a 10. Para a opção verdadeira mostrar a palavra “Maior”, senão mostrar “Menor”.
  9. Ler 5 valores, calcular e mostrar a média aritmética destes valores. Se o resultado for maior que 100, mostrar a palavra “Maior”, senão mostrar “Menor”. 
  10. Mostrar se um número qualquer é positivo, ou negativo, ou zero.




Respostas:






























5 comentários:

  1. Olá professor,o valor do pi está correto?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    Não seria desnecessário e deixaria o fluxograma extenso e cansativo de ler, se mostrar mensagens para o usuário entrar com valores? Porque em livros de algoritmos não colocam as tais mensagens, pois o trapézio retângulo já simboliza que terá uma entrada de algum valor e o mesmo será lido posteriormente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fins didáticos ou quando queremos ser precisos é melhor representar as mensagens emitidas aos usuários mesmo quando solicitado a entrada de dados.
      Se estivermos codificando e não está especificado uma mensagem de entrada de dados podemos esquecer de codifica-la.

      Excluir